Artigos e Entrevistas

De Olho no Mercado

TiagoVieira_iCapps

Convidado: Tiago Vieira, Sócio Fundador da iCapp’s, empresa de criação e gerenciamento de aplicativos que busca ajudar pessoas e empresas a se comunicarem de uma forma simples e cada vez mais eficaz utilizando a tecnologia.

1) Como você vê o papel dos aplicativos como ferramenta educacional? É uma linguagem permite esse enfoque?
Tiago: Os aplicativos móveis já são realidade em muitas escolas no mundo e no Brasil. A mudança de hábito dos estudantes mudou e o governo e as instituições de ensino precisam se adaptar para continuar a engajar essa nova geração. A última pesquisa TIC KIds Online realizada pelo Comitê Gestor da Internet mostrou que pela primeira vez em 2014 o acesso por dispositivos móveis (86%) no Brasil ultrapassou o acesso por computadores (56%).
Cursos Online, Jogos educacionais e conteúdo específico tornam os aplicativos grandes aliados para a transmissão de conhecimento pelas escolas e instituições de ensino. É uma tendência sem volta.

imagem_artigoTiago2

2) De que maneira você considera a evolução no uso dos aplicativos? Quais elementos você acha que contribuíram para essa expansão?
Tiago:
Estamos vivendo agora uma nova revolução tecnológica como a que vivemos na invenção do telefone e depois com a criação da internet. Até 2018 estima-se que o tráfego mobile represente 94% do tráfego mundial de dados segundo uma pesquisa realizada pela Cisco. Grande parte deste aumento de tráfego veio da crescente necessidade pela interação, inicialmente fomentada pelas redes sociais. Hoje todos querem participar. O consumidor agora passa a ser Co-Criador, ele não é mais o fim, mas o meio. Avalia os produtos, avalia os serviços e produz conteúdo.
O futuro para os aplicativos e para os demais meios de comunicação é a personalização maciça de conteúdo e a interação neste caso funciona como auto filtros que levam as empresas a conhecerem e entenderem seus usuários. Por exemplo, uma simples busca no Google pode entregar resultados completamente diferentes considerando o local, buscas anteriores e preferências do usuário.

3) O mercado mobile cresce cada dia mais. Quais as vantagens e cuidados necessários mediante esse cenário?
Tiago: 
Estamos na era da interatividade, da informação e o mercado de aplicativos pode representar uma grande oportunidade para as empresas, tanto para aumentar a venda de seus produtos como para engajar com seus usuários. De 2014 a 2016, por exemplo, o volume de vendas realizadas por smartphones dobrou, chegando a quase 25% no Brasil, segundo dados do Google.
Apesar do cenário favorável, é importante refletir sobre algumas questões antes de lançar um aplicativo no mercado, tais como por que o seu público-alvo baixaria o app e qual o principal benefício para o usuário. A análise do comportamento e as informações de uso após o lançamento têm que ser medidas diariamente para adaptar o conteúdo do app, otimizando constantemente a experiência de uso para o usuário.
Os aplicativos chegam com a promessa de simplificar processos criando uma experiência individualizada ao toque de um clique. Porém a competição pelo tempo das pessoas nunca foi tão acirrada e apesar de todo cenário positivo, as empresas que não possibilitarem uma experiência de uso diferenciada para seus clientes, infelizmente não terão sucesso neste mercado.

Contato: br.linkedin.com/in/tiago-vieira-75181079